És do Brasil, o clube mais brasileiro

terça-feira, 11 de novembro de 2008 | comentários: 0
O que eu sinto hoje? A garganta enroscada e a cabeça projetando imagens que antes eu queria esquecer. Ainda não fez um ano, dois de dezembro de 2007, me lembro de cada segundo da noite mal dormida que o antecedeu, e da dor que a data me trouxe. Mesmo levado para longe da minha casa por pessoas que tentavam me proteger, hoje as cicatrizes são alegrias, eternamente dentro dos nossos corações.

Nada melhor para saber que a volta por cima chegou do que uma lágrima de quem suou o ano todo tentando mudar, reconstruir a casa que um terrorista safado e inconseqüente derrubou, afinal, seu passado é uma bandeira.

O Corinthians sempre foi sofrimento, o Corinthians sempre mostrou ao mundo o que é ser brasileiro, o que é trabalhar o dia todo, não ter dinheiro, mas contar com a raça imbuída no sangue de todo povo do país, e que por obra do mundo, às vezes, cai em desgraça, entretanto, sempre altaneiro.

Quanta gente se esquece da dor cotidiana ao sonhar com um gol de placa? Isso é ruim, é uma alienação – diria o esquerdista chato, mas não, é a sobrevida dos que não se suicidam, é a respiração dos que não tem como crescer, é a alegria para os pobres, os ricos, os solitários e os auto-suficientes. O Corinthians não podia ficar na segundona, figurais entre os primeiros...

Mas também não poderia ter deixado de passar por lá. O ano de 2008 foi uma aula de como recomeçar uma vida perdida. Desde a humildade em reconhecer a derrota, de assumir que por tempo determinado não fará mais parte do rol que, até então, nunca havia deixado de ser seu, pela reflexão sobre os erros passados, até o planejamento de como retornar à vida merecida. Seu presente é uma lição.

Não. Subir para a elite não é o paraíso. Mas sim a futebolização das histórias mais lindas sobre as lutas dos brasileiros. Que, volta e meia, perdem sua esperança, o chão e não vê motivos para retomar sua vida. O Corinthians não é o campeão do século nem o milionário do ano, é a força e a raça que aquele homem chorando, olhando a TV, sentia ao ver o Timão voltar ao seu posto. Realmente, és, do Brasil, o clube mais brasileiro.

Parabéns Corinthians e obrigado pelo exemplo. Tu és o orgulho de todo o Brasil.